11 de junho de 2013

Por que fazer terapia com PNL?


Quando conheci a Programação Neurolinguísta, fiquei fascinada com a possibilidade de transformar limitações emocionais em novas atitudes e até mesmo em novas crenças. Costumo brincar que foi amor a primeira vista, até porque a PNL fez toda a diferença na minha vida! Um profissional que trabalha com este método tem alguns desafios: o primeiro é ser congruente com o que diz, e a prática é fundamental.

Poucas pessoas sabem que a PNL nasceu numa universidade em Santa Cruz, na Califórnia, num espaço de psicologia. Portanto, como profissional também da psicologia, tenho satisfação em fazer parte de um Instituto que atua com o método de terapia com um modelo que desenvolvi e que hoje possui o reconhecimento do CRP (Conselho Regional de Psicologia). Mudar com a PNL é sempre uma prática de respeito e amor, e isso me encanta!

Agora, vou classificar algumas dúvidas freqüentes:

1ª A terapia com PNL é profunda?

Sim, muito. Afinal, acessar os padrões mentais em suas origens com o foco no presente é transformador. Todos os nossos comportamentos ou padrões emocionais foram aprendidos em determinadas experiências, poder transformar o aprendizado para um novo repertório é simplesmente fascinante. E o melhor: sem julgamento de valor, porque só você sabe o que é mais valioso em sua vida.

Parece muito simples mudar, no entanto, as pessoas demoram em realizar uma mudança e isso nem sempre ocorre. Mudar é uma habilidade que está disponível em nosso mecanismo, somos concebidos para nos adaptarmos ao novo. O que habitualmente fazemos é viver ao revés disso. Sofremos antecipadamente com o que vamos perder numa mudança! Acho incrível essa nossa capacidade de sofrer antecipadamente para só depois descobrir que mudar pode ser melhor ou diferente.

Na psicoterapia com PNL a mudança é definida pelo cliente e utilizamos todo padrão cerebral, lingüístico e emocional para realizar essa transformação. É um processo sistêmico. Quando um cliente modifica um medo, por exemplo, outras esferas da sua vida se transformam. É muito lindo esse processo de transformação!

2ª A PNL é considerada como auto-ajuda? Como funciona esse método psicoterápico?

Auto-ajuda é falar o obvio. É importante ser feliz, é importante se respeitar, tudo isso é muito importante e universal. Todos nós, humanos, queremos isso! A PNL utiliza as estratégias para chegar aonde se quer, para atingir a felicidade plena, ou simplesmente para você escolher o melhor caminho para ser feliz!

3ª O processo psicoterápico é longo?

Este é um ponto muito interessante! A psicoterapia com PNL no método que desenvolvemos aqui tem um começo, desenvolvimento e finalização. Na vida, é essencial fechar um processo, e como atuamos por objetivos, isso acaba se tornando simples e mensurável. O tempo do processo psicoterápico depende do cliente. Temos casos de clientes que chegaram a realizar apenas duas sessões e alcançaram seus objetivos, assim como temos casos de clientes que realizaram mais de duas sessões. Mas, normalmente, o processo contempla para um objetivo em torno de doze sessões.


Quem vos fala é Marcia Dolores Resende, idealizadora do método Psicologia Transformacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário