17 de maio de 2013

Amor contemporâneo.


Você sofre por amar? Acha que faz escolhas inadequadas? Acredita que amar significa deixar de ser livre? Está sempre esperando alguém ideal para amar? Acha que pessoas bacanas estão escassas?

O amar ainda para muitos significa sofrer ou abrir mão do que valorizam para viver uma experiência de pura entrega por estarmos tão fixados em um ideal de amor, cheio de regras e normas que atenda aos nossos desejos mais infantis. Esperar o príncipe ou a princesa é sempre uma forma de idealizar um sentimento que tem como base humanizar, mas ele só acontece quando nós nos humanizamos, pois sem naturalidade o amor perde o brilho.

Agora, como viver o brilho do amor com bem-estar e leveza? Hoje as pessoas vivem o desespero do amor, de ter uma urgência em encontrar um amor para sanar seus vazios ou o medo de viver com a ausência do mesmo. A ausência da consciência do autovalor faz muitas vezes uma pessoa viver uma relação de dependência e poder, onde existe um jogo de quem gosta mais, quem manda mais, quem tem mais poderes, e que naturalmente favorece o comportamento de sofrimento dentro da relação.

Quando o amor começa como um jogo de poder, as chances das pessoas se machucarem ou viverem o vazio é muito grande. Jogar é diferente de amar, conquistar o coração de alguém. O amor vai além, ele te deixa aberto para vivenciar experiências sem que o sofrimento sobressaia na relação.

O jogo do amor te limita, pois evita que seu coração se abra de modo verdadeiro para encontrar os encantos do amor.  Já ouvi homens e mulheres optarem por uma relação por saberem que a outra parte gostava mais do que ele. Isso é típico de uma relação de jogo. 

Quem está ganhando? No amor, a melhor combinação é quando os dois ganham juntos.

Quando se quer jogar, existe uma falta de consciência do próprio valor e, então, para sentir que se tem valor, é necessário jogar, e isso faz com que haja uma dependência. 

Outro aspecto que no amor pode gerar distorção são as prisões que o amor vazio nos traz é quando as pessoas pensam que amar significa abrir mão da sua vida para viver a vida da outra pessoa. Essa grande forma de expressar a ausência de amor ainda é muito valorizada, infelizmente.

Para amar é importante ter sua vida com sentido e desenvolver uma relação com alguém que também viva uma vida com sentido e que se abra para viver o amor como uma parte da vida dela. Essa é a melhor forma de viver o amor, não como dependência, mas como opção.

Saber o que se quer no amor nos dá a liberdade de escolher sempre viver o melhor que uma relação amorosa pode nos proporcionar. Amor é um exercício de liberdade quando se tem consciência do que é valor para você e para o outro. Escolher alguém que comungue os mesmo valores que você também é um caminho para viver o amor contemporâneo saudavelmente. Aprender como fazer isso é mais do que importante, é aprender a definir o que se quer nos aspectos afetivos, é uma atitude de maturidade. 

Marcia Dolores Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário