Temos
inúmeros artigos e textos sobre como ter e manter foco e também como conquistar
as metas desejadas!
Naturalmente, eu poderia escrever mais um com todos os "jargões" que já li e aprendi, alguns bem chatos e autoritários.
Naturalmente, eu poderia escrever mais um com todos os "jargões" que já li e aprendi, alguns bem chatos e autoritários.
Quero
escrever algo simples e descomplicado. Normalmente o tema foco é tratado como
se ele estivesse fora do profissional, quase como uma entidade, que acontece somente
se você tiver uma determinada disciplina ou ele simplesmente desaparece.
A
primeira transformação é encarar que sempre existe "foco". Quando você mantém
a meta, e faz todas as etapas para alcançá-la, o grande segredo da sua
conquista foi ter foco para seguir e perceber as oportunidades durante esta jornada.
Quando
você deixa de conquistar a meta você também teve foco, porém ele estava em outro
lugar, diferente do que traria o resultado esperado. Quando consideramos essa
variável, temos maior poder para direciona-lo a conquistar o que de fato
queremos.
Segundo
Bill George, professor da Harvard Business School,
estudioso de métodos como a meditação que estimulam um foco produtivo, algumas
ações são importantes para manter a concentração desejada como, por exemplo, esquecer
coisas pouco importantes e focar com clareza nos assuntos relevantes. Quando o
professor Bill sugere esquecer algo, significa que temos o foco dirigido para
atividades ou assuntos de menor relevância comparado a atividades que estão
ligadas a meta desejada.
Com isso, concluímos que temos através do nosso cérebro algumas estratégias
que favorecem a utilização do foco produtivo. A primeira ação é identificar o
que, na sua meta, é tão relevante para você profissionalmente. Dessa forma, o
foco se volta para o que priorizamos. Quando o professor Bill convida a deixar
de lado o que é de menor importância para concretizar a meta, significa que
você soube analisar o que de fato é relevante.
O cérebro é muito habilidoso em acatar o que determinarmos,
basta colocar um filtro do que é mais interessante. Se a meta tem pouco fator
estimulante, então o foco se voltará para outros assuntos como olhar seu Facebook,
ler notícias na internet, fazer algo mais divertido.
É possível fazer isso de
forma simples!
Ainda em Harvard a professora Francesca Gino, em parceria com
dois outros professores, da Harvard Business School, estuda o impacto das
palavras e como elas ajudam na construção de soluções, criatividade e em como
ter foco.
As palavras são úteis no
como direcionar o foco!
Quando definimos que “devemos fazer algo” essa meta será pouco
estimulante, porque entra na nossa mente como uma limitação e logo, o desejo de
mudar o foco acontecerá.
Pensando nos valores que acredita ser positivo,
apaixonado e determinado é uma escolha que podemos fazer. O estímulo para ter
foco passa por todos esses valores!
Então divirta-se colocando o foco onde você pode ter mais
resultados!
Sobre a Autora:
Dra. Márcia Dolores Resende, formada em psicologia e com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), Hipnose Ericksoniana e EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), sendo treinada por profissionais que possuem uma grande experiência e um conceituado trabalho como: Robert Dilts, Suzi Smith, Tim Halbom, Steve Andreas, Teresa Robles e Dr. Stephen Gilligan.
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