26 de fevereiro de 2015

Foco produtivo: um método simples para alta performance e saúde!


Temos inúmeros artigos e textos sobre como ter e manter foco e também como conquistar as metas desejadas! 

Naturalmente, eu poderia escrever mais um com todos os "jargões" que já li e aprendi, alguns bem chatos e autoritários.

Quero escrever algo simples e descomplicado. Normalmente o tema foco é tratado como se ele estivesse fora do profissional, quase como uma entidade, que acontece somente se você tiver uma determinada disciplina ou ele simplesmente desaparece.

A primeira transformação é encarar que sempre existe  "foco". Quando você mantém a meta, e faz todas as etapas para alcançá-la, o grande segredo da sua conquista foi ter foco para seguir e perceber as oportunidades durante esta jornada.

Quando você deixa de conquistar a meta você também teve foco, porém ele estava em outro lugar, diferente do que traria o resultado esperado. Quando consideramos essa variável, temos maior poder para direciona-lo a conquistar o que de fato queremos.

Segundo Bill George, professor da Harvard Business School, estudioso de métodos como a meditação que estimulam um foco produtivo, algumas ações são importantes para manter a concentração desejada como, por exemplo, esquecer coisas pouco importantes e focar com clareza nos assuntos relevantes. Quando o professor Bill sugere esquecer algo, significa que temos o foco dirigido para atividades ou assuntos de menor relevância comparado a atividades que estão ligadas a meta desejada.

Com isso, concluímos que temos através do nosso cérebro algumas estratégias que favorecem a utilização do foco produtivo. A primeira ação é identificar o que, na sua meta, é tão relevante para você profissionalmente. Dessa forma, o foco se volta para o que priorizamos. Quando o professor Bill convida a deixar de lado o que é de menor importância para concretizar a meta, significa que você soube analisar o que de fato é relevante.  

O cérebro é muito habilidoso em acatar o que determinarmos, basta colocar um filtro do que é mais interessante. Se a meta tem pouco fator estimulante, então o foco se voltará para outros assuntos como olhar seu Facebook, ler notícias na internet, fazer algo mais divertido.

É possível fazer isso de forma simples!

Ainda em Harvard a professora Francesca Gino, em parceria com dois outros professores, da Harvard Business School, estuda o impacto das palavras e como elas ajudam na construção de soluções, criatividade e em como ter foco.

As palavras são úteis no como direcionar o foco!

Quando definimos que “devemos fazer algo” essa meta será pouco estimulante, porque entra na nossa mente como uma limitação e logo, o desejo de mudar o foco acontecerá.

Pensando nos valores que acredita ser positivo, apaixonado e determinado é uma escolha que podemos fazer. O estímulo para ter foco passa por todos esses valores!


Então divirta-se colocando o foco onde você pode ter mais resultados!

Sobre a Autora:

Dra. Márcia Dolores Resende, formada em psicologia e com formação completa em PNL (NLP Health Certification Training), Hipnose Ericksoniana e EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), sendo treinada por profissionais que possuem uma grande experiência e um conceituado trabalho como: Robert Dilts, Suzi Smith, Tim Halbom, Steve Andreas, Teresa Robles e Dr. Stephen Gilligan.


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