7 de janeiro de 2015

Liderança é construir uma base sólida para várias pessoas se desenvolverem, inclusive o líder!


Nesse final de semana ao assistir um jogo de frescobol, percebi que o modelo do jogo se assemelha a Liderança.

A liderança é um exercício, assim como o frescobol, requer vontade de praticar. Quando se alcança o sucesso, o líder desenvolve relacionamentos de parceria considerando os seus colaboradores, fornecedores, clientes internos e externos, gestores e acionistas.

Os líderes de sucesso praticam a atitude de parcerias através do envolvimento das pessoas, aprendem com as habilidades de outros profissionais, buscam objetivos em comum e, comunicam com transparência o que desejam realizar em conjunto.

Um líder que consegue valorizar o outro, tem espaço para construir uma equipe comprometida em entregar com qualidade. No frescobol valorizar a outra parte é fator decisivo para construir uma equipe vitoriosa. O resultado vem de ambos atuarem em sincronismo, sem isso, a vitória deixa de existir!

Muitos líderes perdem o foco quando querem "fazer tudo" ou centralizar tudo em suas mãos. Um líder que cresce na carreira é aquele que sabe os seus limites, suas possibilidades, e reconhece no outro seu valor por ter competências que o complementam.

No frescobol o sincronismo está em encontrar uma forma de chegar ao resultado somando, em parceria com os demais jogadores, ao invés de enfrentá-los.  

A liderança que soma, lida com as diferenças, sabe flexibilizar, compreender e em conjunto constrói oportunidades.

Um líder sabe reconhecer sem sentir–se desqualificado, porque profissionais ou parceiros tem habilidades diferentes, além de ser humilde e carismático também, reconhecendo que sempre pode aprender e ao mesmo tempo ter momentos agradáveis.

Você pode avançar muito pensando como praticar essas atitudes no seu dia a dia!

Para valorizar nossa forma de ser, quero lembrar que o Frescobol é uma criação brasileira e é um esporte que vem ganhando espaço no mundo, isso demonstra a nossa capacidade de criar e inovar. Qualidades que todo líder pode desenvolver!


Márcia Dolores Resende
Sócia-Diretora do Instituto de Thalentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário