7 de janeiro de 2015

Comunicar bem é importante para o sucesso profissional



Comunicar é transmitir uma informação, seja de forma falada, escrita ou por meio de imagens. 
E comunicar bem é fazer com que essa informação seja captada corretamente pelo receptor, sem desentendimentos ou margem para dupla interpretação. Assim, a clareza da mensagem é fundamental.
O que mais ocasiona conflitos, tanto no ambiente corporativo quanto pessoal, é a forma como se comunica algo. Normalmente não se verifica se a outra parte entendeu a mensagem, e isso faz com que o conflito se instale.
É muito comum ouvirmos “como o outro não entendeu?", já que o que foi dito parecia tão óbvio. Outra fala comum é: "eu fui tão claro que todos entenderiam, só ele ou ela não entenderam".
Essas colocações abrem espaço para aprender mais sobre comunicação e estimular o nosso crescimento. Comunicar significa ter verdadeiro interesse na compreensão da parte envolvida (seja pessoas, áreas, clientes, fornecedores, pares ou Colaboradores).
Existe uma prática na comunicação que propõe: a responsabilidade da comunicação é do comunicador! Toda comunicação pode ser aprimorada com algumas atitudes. Para construir bons relacionamentos, com transparência, é importante:
1. Saber o que deseja comunicar
        Investir um tempo para definir especificamente o objetivo faz com que você ganhe tempo. O retrabalho é, na maioria das vezes, resultado de uma comunicação ineficaz.
2. Como comunicar
Identificar quem está envolvido na comunicação, o que é esperado dessa pessoa e a abertura para ouvir o que ela compreendeu. Exemplos: Meu objetivo: intensificar a parceria com uma área. O que quero comunicar: informar que a entrega gera impacto no resultado da ação com o parceiro e no resultado do negócio; em conjunto é possível transformar a falha em um resultado melhor para todos; quais são as etapas e quem ficará responsável. Como farei isso: vou até a área falar diretamente com os responsáveis, para ganhar agilidade e construir um relacionamento; depois, deve-se acompanhar o que foi acordado com follow-up.
3. Ter abertura para compreender o outro
Comunicar é uma habilidade que requer flexibilidade. Um excelente comunicador é flexível, considera o que cada pessoa é, e qual a melhor maneira para que ela compreenda a informação. Algumas pessoas têm facilidade com a forma visual. Outras gostam de perguntar e falar; também existem pessoas que compreendem quando estão intimamente ligadas ao fazer, e para outros é o sentir.
Quanto mais você se preparar para a comunicação, melhores resultados terá!

Sugestão de olho:
“Comunicar significa ter verdadeiro interesse na compreensão da parte envolvida.”

 Márcia Dolores Resende


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