Comunicar
é transmitir uma informação, seja de forma falada, escrita ou por meio de
imagens.
E comunicar bem é fazer com que essa informação seja captada
corretamente pelo receptor, sem desentendimentos ou margem para dupla
interpretação. Assim, a clareza da mensagem é fundamental.
O que
mais ocasiona conflitos, tanto no ambiente corporativo quanto pessoal, é a
forma como se comunica algo. Normalmente não se verifica se a outra parte
entendeu a mensagem, e isso faz com que o conflito se instale.
É muito
comum ouvirmos “como o outro não entendeu?",
já que o que foi dito parecia tão óbvio. Outra fala comum é: "eu fui tão claro que todos entenderiam, só
ele ou ela não entenderam".
Essas
colocações abrem espaço para aprender mais sobre comunicação e estimular o
nosso crescimento. Comunicar significa ter verdadeiro interesse na compreensão
da parte envolvida (seja pessoas, áreas, clientes, fornecedores, pares ou Colaboradores).
Existe
uma prática na comunicação que propõe: a
responsabilidade da comunicação é do comunicador! Toda comunicação pode ser aprimorada com algumas atitudes. Para
construir bons relacionamentos, com transparência, é importante:
1. Saber o que deseja comunicar
Investir
um tempo para definir especificamente o objetivo faz com que você ganhe tempo.
O retrabalho é, na maioria das vezes, resultado de uma comunicação ineficaz.
2. Como comunicar
Identificar
quem está envolvido na comunicação, o que é esperado dessa pessoa e a abertura
para ouvir o que ela compreendeu. Exemplos: Meu
objetivo: intensificar a parceria com uma área. O que quero comunicar: informar que a entrega gera impacto no
resultado da ação com o parceiro e no resultado do negócio; em conjunto é
possível transformar a falha em um resultado melhor para todos; quais são as
etapas e quem ficará responsável. Como
farei isso: vou até a área falar diretamente com os
responsáveis, para ganhar agilidade e construir um relacionamento; depois,
deve-se acompanhar o que foi acordado com follow-up.
3. Ter abertura para compreender o outro
Comunicar
é uma habilidade que requer flexibilidade. Um excelente comunicador é flexível,
considera o que cada pessoa é, e qual a melhor maneira para que ela compreenda
a informação. Algumas pessoas têm facilidade com a forma visual. Outras gostam
de perguntar e falar; também existem pessoas que compreendem quando estão
intimamente ligadas ao fazer, e para outros é o sentir.
Quanto
mais você se preparar para a comunicação, melhores resultados terá!
Sugestão de olho:
“Comunicar significa ter
verdadeiro interesse na compreensão da parte envolvida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário