7 de janeiro de 2015

Criatividade, um exercício diário!



A capacidade de criar é um forte recurso que podemos utilizar para fazer o nosso trabalho diariamente ganhar significado, e gerar resultados. Utilizar essa habilidade faz o nosso cérebro trilhar novos caminhos constantemente.

A criatividade pode ser um exercício diário!

Durante muito tempo a crença de que a criatividade era um benefício para poucos limitou ideias, inovações e a ousadia de arriscar.

Profissionais vinculados a diversas áreas consideravam criativos os artistas ou profissionais que estavam mais voltados para uma atividade ou contexto artístico, sem considerar a criatividade orientada para resolver os problemas práticos da vida cotidiana da sociedade, e sem levar em conta resultados.  

Esse mito hoje faz pouco sentido, a criatividade passou a ser matéria estudada em universidades direcionadas para a área de negócios, e uma competência extremamente valorizada no mundo corporativo.

O que mudou?

A criatividade é um processo de transformação. Para que isso aconteça o profissional prioriza um padrão mental mais flexível, a ação de criar alternativas, soluções. Estimular a mente de outras pessoas para atuarem criativamente é um bem importante para as empresas que desejam ser ágeis,  e buscam ocupar uma posição de destaque no mercado.

Ter profissionais criativos faz a empresa ter um espaço inovador e estimulante, esse tipo de meio também é um valor importante para muitos profissionais. Suas buscam hoje tendem para desenvolverem novos processos, novos serviços, novas estratégias, sendo esses fatores decisivos na escolha de determinada organização.

Organizações de sucesso veem construindo ambientes favoráveis para profissionais criativos., onde a capacidade para escutar novas ideias, e investir nelas faz a diferença. Outra postura criativa adotada com êxito, é cultivar a visão de desprender-se da leitura binária - do certo e errado - que fomos educados para compreender o mundo.  

Essa é a maior limitação para desenvolver a competência criativa.

Muitos autores estimulam a criatividade através de atividades lúdicas por uma razão muito simples. Para utilizarmos nossa competência criativa é essencial saber rir mais, e considerar as suas opiniões sem tanta seriedade. Poder pensar em várias alternativas para chegar a mais adequada sem sentir que foi inábil nas que estão sendo substituídas.

É  importante também saber desprender-se de uma opinião, um ponto de vista, uma pratica e as vezes um lugar. A criatividade solicita uma mente sem fronteiras, um padrão mental que pode ir além dos próprios limites conhecidos.

Essa pratica solicita abertura para uma nova situação de estado interno de humildade, e também pode contar com resultados dos mais promissores. Pois perguntar, arriscar-se, falar algo absurdo pode ser enriquecedor, permitindo reconhecer que estamos exercitando um novo jeito de pensar.

Então, para ser criativo basta liberar a imaginação com  um foco. Toda ação criativa para ser considerada uma competência favorável e importante gerar um resultado.


Como você pode ativar a competência de criatividade?
Para ativar sua criatividade contamos com um boa dose de empenho para mudar o que está estabelecido como  a forma única de agir.

Apesar do discurso de criatividade ser forte, ainda há um grande desejo em manter o que é conhecido.  No entanto, algumas ferramentas são úteis para mudar essa programação:

1 - Estimule sua mente

Observar, ler, e contatar novas culturas, realidades é uma forma bastante divertida de começar a ativar sua criatividade.

Isso pode acontecer quando você sai pela sua empresa, olhando o que ainda estava oculto para o seu olhar, assim como lidar com as práticas de outras áreas, pode ser quando viajar para um outro país.

2 - Faça uma lista de atividades que você nunca fez e gostaria de experimentar

Experimentar algo novo, uma comida, um passeio ou um novo caminho ativam o cérebro, estimulando o processo criativo e flexível.

3 - Imagine uma postura diferente da sua habitual

Numa reunião ou em um projeto, experimente uma nova postura, como se você utilizasse uma outra lente para encarar a situação, e se permitisse ter uma conduta completamente diferente.

4 - Brinque mais com a vida

Esquecemos que um canal para ativar  a nossa criatividade é a capacidade de bom humor. Rir  das situações e brincar com as saídas possíveis, ativa nosso cérebro de forma criativa.

As crianças tem um nível alto de criatividade por se permitirem brincar com as realidades, cenários sem ocupar-se com o que vão pensar dela.

Boa atitude criativa!



 Márcia Dolores Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário